Marina Silva nomeia superintendentes do Ibama em dois estados na Amazônia Legal

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, efetivou os novos superintendentes do Ibama em dois estados da Amazônia Legal. Os escolhidos são servidores de carreira cujas portarias de nomeação foram publicadas na última quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

No Mato Grosso, a nomeada é a analista ambiental Cibele Madalena Xavier Ribeiro de Matos, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Ela já tinha ocupado o cargo como substituta, entre 2010 e 2011, e como superintendente plena, entre 2011 e 2012. De 2020 até 2022, Cibele ocupou o cargo, novamente como substituta, o que se manteve até a efetivação.

No Pará, a Superintendência do Ibama será chefiada por Alex Lacerda de Souza, que também já ocupava o cargo interinamente. Biólogo, o analista ambiental foi chefe de fiscalização do Ibama no Pará e superintendente do órgão, entre 2015 e 2016. Ele já foi diretor-executivo da Associação Nacional dos Especialistas da Carreira de Meio Ambiente (Ascema) e vice-presidente da Associação dos Servidores do Ibama (Asibama).

Ainda recentemente, em maio, o analista ambiental Joel Bentes Araújo Filho também foi nomeado como superintendente do Ibama no Amazonas, cargo que já ocupava interinamente. Mestrando em Gestão de Áreas Protegidas, o servidor de carreira já foi chefe de Unidade Técnica, coordenador de Operações de Fiscalização, Ponto Focal de Fiscalização e chefe substituto da Divisão Técnico Ambiental (Ditec).

Até o momento, estas são as únicas três Superintendências do Ibama do país com nomeações pela nova gestão do MMA, aponta a Ascema. Com isso, ainda restam a indicação para 23 cargos, atualmente ocupados interinamente por servidores.

Com informações do portal ambiental O Eco.

Compartilhar
Sair da versão mobile