Em ramal, Bocalom põe mão na massa: “produção irá rodar de inverno a verão”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou na manhã desta sexta-feira, 16, as obras do Programa Ramais da Dignidade 2023, em polos produtivos da capital. A iniciativa pretende recuperar 1500 quilômetros em trechos, beneficiando diversas famílias que moram nas áreas, além de melhorar a qualidade da produção agrícola na cidade.

Segundo o gestor municipal, os trabalhos estão sendo realizados com os melhores profissionais e materiais de primeira qualidade, para garantir a trafegabilidade nos pontos, que este ano já está em execução desde o início de maio.

“Todos sabemos que a cidade precisa do campo. E para ela crescer, o campo precisa estar desenvolvido. Então nós vamos trabalhar para que toda a produção agrícola que temos no município rode no inverno e no verão. Tenho fé em Deus que vamos fazer esse cinturão todo. É claro que no inverno aparece problemas, mas vamos estar preparados para trabalhar a todo o momento e beneficiar os produtores aqui nos ramais no entorno de Rio Branco”, comentou.

De acordo com o secretario de Agropecuária (Seagro), Eracides Caetano, 56 maquinas executam os serviços, garantindo mais de 100 empregos diretos e ainda está sendo montado uma terceira equipe, com mais 15 trabalhadores.

“Estamos realizando a recuperação desses ramais, que vão desde a drenagem, raspagem, pirraçamento, construção de pontes e o que é necessário para deixar esses acessos perfeitos”, apontou.

Para a produtora rural, Eliana Guimarães, a inovação dos ramais no Polo Geraldo Fleming é algo que nunca tinha visto antes e permitiu melhorias na vida de sua família, que após seu marido sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele precisa utilizar cadeira de rodas.

“Está melhorando muito e já tem facilitado a vida de todos nós. Aqui tem mais de 60 lotes, com umas 120 famílias que agradecem muito ao prefeito. Antes tínhamos diversos problemas para escoar as nossas hortas. Mas isso mudou, graças a Deus. Que o Bocalom continue olhando para o nosso lado na agricultura”, informou.

Conforme Bocalom, nos planos ainda está previsto a construção três galpões, beneficiadoras de arroz, feijão e milho e outro para guardar calcário, além de oficina para o conserto dos equipamentos. “O que eu quero fazer aqui é o que fiz em Acrelândia, só isso. Estamos gerando emprego e trazendo coisas boas. E isso é um círculo virtuosos, que irá fazer a roda da economia girar com muito mais força, que acaba baixando o custo do transporte dos produtores e o preço das vendas irá baixar também lá na cidade”, destacou.

Cleucilene Oliveira, do ramal Moreno Maia, informou que após receber ajuda da prefeitura com assistência técnica em sua produção, resolveu apostar ainda mais no negócio e agora plantou mais de 2800 pés de melancia, 600 de pimenta-de-cheiro além de no roçado ter macaxeira, café e abacaxi.

“Antes criava boi, porque a estrada sempre atrapalhou na venda do que a gente plantava. Mas agora, com a construção desses ramais, nossa ideia é aumentar ainda mais essa produção. É um avanço muito grande para a gente. Agora sabemos que nossas vendas irão sair”, declarou.

Entre os ramais visitados pelo prefeito e sua equipe, estão ainda o Mariana, Riozinho, Caipora, 14, Estrada Velha, Beija-Flor e Três Palheiras.

Compartilhar
Sair da versão mobile