Casa terapêutica trabalha com “ocupação da mente” na recuperação de dependentes químicos

O Centro de Recuperação Vida Plena, uma das casas terapêuticas do Acre que travam uma difícil batalha pela recuperação de seres humanos que lutam contra a dependência química, foi visitado nesta semana pelo videomaker do ac24horas, Kennedy Santos.

No local, atualmente, 17 internos buscam vencer o vício por meio de ocupações desempenhadas no espaço.
Com uma pequena mercearia, que transforma restos de madeira em móveis e outras produções, além do trabalho com materiais recicláveis, a casa terapêutica tem na “ocupação da mente” a estratégia para que os pacientes mantenham o pensamento afastado dos vícios.

As atividades do cotidiano, como a limpeza do quintal e o serviço da cozinha também fazem parte do processo. O pastor Oziel Conde, presidente do centro, diz que descobre o perfil de ocupação de cada um dos internos a partir das atividades que eles desenvolviam fora da casa terapêutica. “Todo o nosso objetivo aqui é trazer ocupação e a profissionalização deles. Com certeza, o melhor resultado aqui, o objetivo principal, é o humano”, diz o religioso.

Luiz Fernando, um jovem interno, conta que as atividades desenvolvidas na casa o possibilitam pensar em coisas positivas na sua vida. “Hoje eu penso em coisas boas, na minha família, na minha mãe, que está me apoiando”, diz. “Antes de vir para cá, a minha ocupação era nenhuma, não trabalhava e não tinha disposição para nada”, acrescenta.

Confira no vídeo a seguir, a rotina do Centro de Recuperação Vida Plena:

Compartilhar
Sair da versão mobile