A preocupação com o meio ambiente continua sendo tema relevante e o que não faltam são alternativas para que se diminua o impacto negativo do descarte na natureza de materiais que podem ser reciclados, gerando renda para muitas famílias e cumprindo com uma missão que vai bem mais além disso: a consciência sobre a defesa do meio ambiente.
Nesta semana, o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi conhecer, em Rio Branco, uma iniciativa que já chama a atenção. Um grupo de pessoas resolveu se juntar para se dedicar à reciclagem de materiais plásticos.
O empreendedor Gilberto Sarkis teve a ideia de formar uma cooperativa e montar uma fábrica para produzir sacolas plásticas e sacos de lixo a partir de vários tipos de materiais coletados após serem descartados no lixo, um exemplo que vem dando certo, pois além de promover a reciclagem, evita problemas ambientais.
A criação de pontos de coleta de plástico em Rio Branco é uma das metas de Gilberto, pois a iniciativa incentiva os cidadãos a descartarem corretamente esse tipo de resíduo, facilitando a sua reciclagem posteriormente e reduzindo a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários e minimizando o impacto ambiental causado por esse material.
Gilberto já conseguiu até uma parceria com uma transportadora para fazer o transporte dos materiais do ponto de coleta até a indústria, uma facilidade que vai facilitar a chegada da matéria-prima ao lugar do processamento, evitando imprevisto. “Tudo tem um propósito, Deus está olhando e a gente está recebendo essa bênção a partir de hoje”, disse ele.
Sarkis e sua cooperativa, que envolve familiares e outros colaboradores, já produz sacolas plásticas e sacos de lixo com regularidade. A iniciativa tem parcerias com mercados de médio porte e, agora, com a transportadora de cargas que você vai conhecer no vídeo a seguir. Por enquanto, a iniciativa funciona sem o apoio do poder público.
Assista à reportagem na íntegra: