Glaucoma: doença é a maior causa de cegueira irreversível no mundo

close up of the neo vascular glaucoma during eye examination.

Dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) apontam que somente no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas são acometidas pelo glaucoma. Até 2040, serão mais de 111,8 milhões em todo o mundo. Pesquisas indicam que entre 1 e 2% da população mundial convive com a doença, que é a maior causa de cegueira irreversível mundialmente.

Durante o mês de maio, uma campanha traz à tona debates sobre a prevenção e o combate ao glaucoma. No Acre, instituições públicas como o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça (TJAC) aderiram à campanha de conscientização para o problema junto ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e à Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG).

No último dia 10 de maio, o Palácio Rio Branco, sede oficial do Poder Executivo no Acre, recebeu iluminação especial em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que é celebrado nesta sexta-feira, 26 de maio. A mesma coisa aconteceu na sede do Tribunal de Justiça, no dia 12, em alusão à campanha “24 Horas pelo Glaucoma”.

Gravidade

Apesar da gravidade do quadro, quatro em cada dez pessoas não sabem o que é a doença, de acordo com levantamento realizado pelo Ibope Inteligência. Conforme destaca o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 80% dos casos o paciente não apresenta sintomas logo que se instala a doença.

Segundo o médico oftalmologista e professor de Medicina da Unime, Roberto Lauande, o glaucoma é uma enfermidade que provoca a atrofia do nervo óptico, responsável por conectar o olho ao cérebro, interrompendo, assim, a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos e levando à cegueira. No geral, a doença ocorre devido ao aumento da pressão intraocular.

“Trata-se de um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas que não surgem de forma aparente na fase inicial, na maioria dos pacientes. Quando há algum sinal, a doença já está causando a perda gradativa da visão em grande parte dos casos. A cegueira causada pelo glaucoma pode ser evitada seguindo as orientações médicas”, alerta o especialista.

Importância do diagnóstico precoce

Para evitar complicações e um diagnóstico tardio, o aconselhável é consultar um oftalmologista uma vez por ano. Entretanto, para quem já realiza tratamentos, principalmente em casos de enfermidades progressivas, o correto é ir às consultas em períodos mais curtos, orienta o profissional.

Sintomas

A maioria das pessoas não apresentam sintomas, mas com o passar dos anos e se não tratado devidamente, o paciente com glaucoma tende a ter a visão periférica prejudicada.

No glaucoma crônico os principais sintomas são:

-Perda do campo visual periférico

-Visão turva

Nos casos de glaucoma agudo:

-Dor intensa e súbita

-Olhos vermelhos

-Baixa de visão

O tratamento inicial do glaucoma de ângulo aberto mudou recentemente. O laser é o método terapêutico de escolha inicial, seguido de colírios. Manter a pressão ocular sob controle é o fator mais importante no tratamento, todavia, sabe-se que fazer exercícios físicos, manter a pressão arterial controlada, assim como diabetes é importante.

Além disto, pacientes que têm o sono interrompido por ronco (apneia do sono) devem ser monitorizados.

Com informações da Assessoria da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime).

Compartilhar
Sair da versão mobile