Petecão conduzirá o Plano Amazônia + Sustentável no Acre

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi indicado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para ser o coordenador das ações do ministério no estado do Acre. O parlamentar terá a missão de conduzir todas as ações do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia – Plano Amazônia + Sustentável.

Segundo o parlamentar, com essa iniciativa o governo federal pretende consolidar um modelo de agropecuária sustentável que viabilize a autonomia financeira aos produtores rurais, os assentados da reforma agrária, e aos povos tradicionais dos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Acrescentou que a proposta tem por objetivo contribuir para a melhoria na geração de renda com a produção de alimentos seguros e saudáveis, ampliando os canais de comercialização, de maneira a criar oportunidades de negócios, com equilíbrio entre eficiência produtiva, benefício social e conservação ambiental.

Petecão destacou, ainda, que o programa propõe a integração de políticas públicas que tenham como foco o ordenamento territorial (regularização fundiária e conformidade ambiental), a estruturação produtiva (bioeconomia, sanidade, cadeias descarbonizantes, assistência técnica direcionada, agroindustrialização), o acesso a mercados (exportações, selos distintivos e certificação orgânica), a aquisição de alimentos, a inovação (soluções sustentáveis, difusão de tecnologia, mitigação de gases de efeito estufa) e valorização dos conhecimentos tradicionais.

— A região amazônica é uma área que requer uma política de desenvolvimento específica. Precisamos adotar uma abordagem diferenciada para a Região Norte, implementando políticas adequadas à nossa realidade e voltadas, principalmente para o médio e o pequeno produtor rural, que, na grande maioria, vivem basicamente da agricultura familiar de subsistência. Esta é uma excelente oportunidade para estimularmos ainda mais a produção rural e o cooperativismo no Acre — declarou.

Compartilhar
Sair da versão mobile