A baixa procura da população em Rio Branco por vacinas importantes para a saúde é preocupante, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, além das vacinações rotineiras, estão em andamento duas campanhas específicas. A primeira, começou no último dia 10 de abril e vai até o próximo dia 31 de maio, e é destinada à vacinação contra a Influenza, ou a vacina contra a gripe, como é mais conhecida. A vacina reduz a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.
Até a última atualização da campanha na capital acreana, apesar do Ministério da Saúde ter ampliado a vacina para toda a população acima de seis meses, apenas 15 mil doses tinham sido aplicadas.
Outra importante vacina que também tem tido pouca procura da população é a vacina bivalente contra a Covid-19. A vacina contra o vírus, que foi responsável pela morte de mais de duas mil pessoas somente no Acre, é aconselhada já que garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de Covid-19 e suas variantes, como a Ômicron, predominante atualmente no mundo.
A dose de reforço da vacina bivalente está disponível para todas as pessoas a partir de 18 anos ou mais que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas. O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço com a vacina COVID-19 bivalente é de 4 meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 11 mil pessoas foram imunizadas em Rio Branco até o momento.
“Estamos em um movimento nacional para incentivar e levar à informação correta para toda a população da importância da vacinação. Contra Influenza é boa novidade é que a vacina está liberada para toda a população acima de seis meses. Não perca tempo e procure uma unidade de saúde para se vacinar”, afirma Sheila Andrade, Secretária de Saúde de Rio Branco.
Tanto a vacina contra a gripe, como a bivalente estão disponível à população nas Unidades Básicas de Saúde no horário de 7 às 17 horas e nas URAPs das 8 às 16 horas. Além disso, as URAPs Roney Meireles, no Adalberto Sena, Hidalgo de Lima, no Palheiral, e Cláudia Vitorino, localizada na entrada do Taquari, ficam abertas até às 22 horas.