Nesta última semana, os níveis do Rio Acre tiveram redução nos trechos monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA) por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Em Assis Brasil, com 3,28 metros, e Rio Branco, com 6,77 metros, o rio apresenta níveis compatíveis com aqueles considerados normais para este período do ano.
Já em Brasiléia e Xapuri, o rio se encontra abaixo do nível esperado, com registros de 2.37 metros e 3,41 metros, respectivamente.
No caso de Rio Branco, chama a atenção a rapidez com que o nível baixou nas últimas 24 horas – foram 34 centímetros de acordo com o Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre) divulgado ao meio-dia desta sexta-feira, 28.
A situação preocupa a Defesa Civil Municipal da capital acreana. “A nossa estimativa é que com essa velocidade que o rio está baixando, cheguemos no final do próximo mês de maio com o nível do Rio Acre com cerca de 3 metros”, disse o coordenador Cláudio Falcão.
Matéria relacionada:
Velocidade de vazante do Rio Acre preocupa Defesa Civil
Ainda segundo Falcão, essa tendência é muito preocupante porque os meses seguintes até setembro são os mais secos do ano. “O normal seria que no final de maio estivéssemos com pelos cinco metros”, reforçou.