Alunos da Ufac descobrem que óleo de pupunha que pode servir como protetor solar

Os alunos Karoline Victoria e Habacuque Elimar, do curso de Engenharia Agronômica do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), publicaram um artigo sobre a avaliação do uso de óleo de pupunha vermelha e amarela como potencial protetor solar e produção de biocombustível, na revista “Peer Review” (vol. 5, n.º 6).

O trabalho também é assinado pela equipe de pesquisa formada pelos professores Andre Luiz Melhoranca, Kelly Nascimento, Thiago Alves e Hugo Mota. Os pesquisadores avaliaram a quantidade e a qualidade do produto oriundo de palmeiras da floresta amazônica, visando à conservação da biodiversidade com a utilização de recursos renováveis, e se depararam com óleo com características de protetor solar.

Karoline e Habacuque, os primeiros autores do artigo, esperam que suas pesquisas possam contribuir com a compreensão e conservação da biodiversidade amazônica e que outros jovens se sintam encorajados a iniciar sua trajetória na ciência.

Segundo os professores que integraram o estudo, a Ufac incentiva seus alunos para o desenvolvimento de pesquisas e essa abordagem é eficaz para jovens pesquisadores, que estão cada vez mais presentes em publicações científicas renomadas ao redor do mundo, e faz com que a instituição desempenhe seu papel na formação de profissionais e pesquisadores aptos a atuarem em qualquer lugar do mundo.

Compartilhar
Sair da versão mobile