Governo Federal retoma garantia de preço e paga 37,50% de bônus ao açaí do Acre

Após meses, o Acre voltou à lista de Estados contemplados com o bônus. E o produto, como sempre, é o açaí. O produto tem direito e o percentual de desconto a ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural que serão objeto de pagamento ou amortização pelos mutuários no período de 10 de março de 2023 a 9 de abril de 2023.

Informa o percentual do bônus de desconto, referente ao programa de garantia de preços, a ser concedido no pagamento de parcelas ou na liquidação das operações de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para produtos que tiveram preço de mercado inferior ao preço de garantia.

O preço médio de mercado é de R$1,15 pelo quilo do açaí de cultivo no Acre,  mas o Pronaf está bonificando e elevando o valor para R$1,84/kg, garantindo 37,50% acima da cotação do mercado.

Neste lote de bonificação, publicado na edição desta terça-feira (7) no Diário Oficial da União, o número de produtos e Estados atendidos cresceu em relação às listas de 2022, período em que poucos produtos e regiões vinham sendo contemplados.

Compartilhar
Sair da versão mobile