Em novo documentário produzido pelo ac24horas, o videomaker Whidy Melo mostra a situação dos moradores em situação de rua na capital acreana, comprovando a falta de políticas públicas para resolver um grave problema social.
Basta andar pelas ruas do Centro de Rio Branco para perceber o aumento da população de rua que vaga em busca de comida no lixo, um lugar para dormir ou algum trocado para saciar o vício em entorpecentes, já que são, em sua grande maioria, dependentes químicos.
Um outro fator que contribui para o agravamento da situação em Rio Branco é a quantidade de prédios abandonados que se transformam em refúgio para quem mora nas ruas.
O problema que é, antes de tudo, social, se agrava pela ausência de políticas públicas efetivas que consigam tirar essas pessoas das mazelas e oferecer tratamento eficaz com a reinserção à sociedade, seja pelo restabelecimento dos vínculos familiares ou com o apoio de centros de recuperação.
O preconceito é outra barreira a ser superada. Ninguém está na rua porque quer. São depoimentos emocionantes de quem perdeu família, emprego, amizades e a dignidade por causa das drogas e precisa de ajuda.
Assista ao documentário e reflita sobre o problema, que é de toda a sociedade.