O nível do Rio Acre subiu consideravelmente nas cabeceiras nas últimas 24 horas. Em Aldeia dos Patos, região de nascente do manancial, o volume saiu de 3,03 metros para 7,84m.
Aldeia dos Patos é a região da Bacia Hidrográfica do Rio Acre onde mais tem chovido, registrando acumulado de 168,20 milímetros em janeiro, até esta segunda-feira (16).
A reportagem solicitou avaliação da Defesa Civil, que confirma que o aguaceiro chegará as cidades, refletindo ao longo da bacia. O rio aumentou mais de 3m em Assis, mais de 2m em Xapuri e mais de 1m em Capixaba”, disse Claudio Falcão, da Defesa Civil de Rio Branco.
“As plataformas localizadas na Bacia do Rio Acre registraram redução de nível na leitura das 7 horas, exceto Aldeia dos Patos, Assis Brasil, Colônia Dolores e Xapuri”, informa a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, responsável pelos dados.
Há outros indicativos de que o nível do Rio Acre deve subir ao longo da bacia nos próximos dias. Segundo a Agência Nacional de Águas, houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas na região do Igarapé Espalha (25,8mm) e Xapuri (23,4 mm).
Em várias localidades os rios apresentam oscilação. Com as chuvas deste começo de semana, devem subir nas próximas horas.