Acreanos precisam trocar antena parabólica para continuar assistindo a TV aberta gratuita

Em Rio Branco, capital do Acre, cerca de 9 mil famílias de baixa renda terão direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Os kits são distribuídos às famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, para substituir as antenas parabólicas convencionais (TVRO) nos locais onde o 5G já está disponível.

A substituição é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

A instalação da nova parabólica digital é necessária para que a tecnologia 5G possa ser ativada com todo o seu potencial. Como a tecnologia vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá trocar seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku.

O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena.

“Os benefícios mais visíveis são novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. Os equipamentos, tanto a antena quanto o receptor, também são mais modernos. E a programação continua aberta, gratuita”, explica.

O autônomo Helton da Conceição, morador de Rio Branco, conta que assim que ficou sabendo sobre a necessidade da troca da antena acessou o site e fez o agendamento. “Foi tudo bem rápido e o técnico fez a troca antes do previsto”, destacou.

Desde a troca Helton diz que percebeu uma melhora significativa na imagem e também houve um aumento no número de canais disponíveis. “O serviço está excelente”.

Com informações da Assessoria da Siga Antenado.

Compartilhar
Sair da versão mobile