“Até os 8 anos, os pais precisam escovar os dentes dos filhos”, diz cirurgiã-dentista

A cirurgiã-dentista e ortodontista, Rayana Olímpio participou nesta segunda-feira, 28, do Programa da Jô – Edição Podcast e contou as novidades da profissão, deu dicas para manter o sorriso perfeito e saudável e falou ainda de momentos especiais de sua vida.

Natural do Espirito Santo, em Vitória, a profissional veio para o Acre há 9 anos atrás, para trabalhar, mas acabou ficando de vez e como disse, veio “para desbravar, com a intenção de ir embora, mas quem bebe da água do rio Acre, fica”.

A mais nova solteira na pista, falou que não está aberta a relacionamentos amorosos no momento, pois terminou uma relação duradora recentemente e prefere agora cuidar mais de si.

“Estou solteira há 06 meses e atualmente estou investindo mais em mim, tentando me conhecer melhor, porque 12 anos de casamento, não são 12 dias. Então, estou tentando me reconectar, ter um amadurecimento e viver a minha paz”, comentou.

Em relação ao que tem de mais atual em sua área de trabalho, Rayana afirmou que o digital está mais presente na odontologia e na ortodontia, os aparelhos invisíveis ou transparentes, chamados de invisalign, são os mais pedidos. A profissional foi uma das principais responsáveis por trazer o modelo para o Estado.

“Eu fui uma das pioneiras no invisalign e hoje em dia trabalho como mentoria para alguns colegas daqui. Foi um desafio desbravar e é muito gratificante trazer o que há de melhor do Brasil para o Acre”, apontou.

Sobre escovação infantil, foi explicado que crianças de até 8 anos precisam ter o apoio dos pais com ajuda na limpeza completa e correta dos dentes, para que não ocasione problemas futuros.

“Até os 8 anos, papai e mãe tem que pegar a criança, levar no banheiro e escovar os dentes, porque se só mandar, ou eles não vão ou irão escovar de qualquer jeito. Então pelo menos 1 vez no dia, você tem que ajudar seus filhos a fazer uma boa escovação”. Abordou.

Olímpio falou ainda sobre o mal hálito e quais são os maiores causadores. Para ela, não escovar a língua é uma das causas e que em algumas pessoas a situação é tão triste que até mesmo de máscara já sentiu o ruim odor.

Questionada se um problema dental pode provocar doenças cardíacas, ela afirmou que se existe bactérias ou precisa ser realizado um canal e não há a procura, pode acontecer uma endocardite bacteriana.

“As pessoas não sabem o que é, não procura um dentista. Tem vários casos de famosos que já tiveram isso. Muitos subestimam o dentista e deixam por ultimo e tem sim muita importância de você estar com sua saúde bucal okay, dentes bem cuidados. É saúde, gente”, disse.

A dentista falou ainda sobre o que é preciso para extrair dentes, o uso de próteses, implantes e lentes, clareamento e quando é necessário retirar o siso. Para isso, abordou que nem todos os pacientes tem a obrigação.

“Se você tiver espaço e os sisos estiverem sem carie, tudo saudável, eu não recomendo retirar. Tenho vários pacientes que tem. Eu vou acompanhando, se não tiver dor, se estiver tudo certinho, pode manter o resto da vida”, comunicou.

Assista o Podcast da Jô completo.

video
play-sharp-fill

Compartilhar