Furto de fios deixa alunos sem aulas e Defensoria Pública sem atendimento em Cruzeiro do Sul

O furto de fios em Cruzeiro do Sul já causa problemas na educação e no atendimento à população em órgãos públicos. O atendimento na Unidade da Defensoria Pública do Estado em Cruzeiro do Sul foi suspenso nesta quinta-feira, 10, por causa do roubo dos fios dos aparelhos de ar-condicionado na parte externa do prédio nesta madrugada.

O atendimento presencial deverá voltar a funcionar na próxima quarta-feira, 16, após o feriado da Proclamação da República. Enquanto isso, a população que necessitar de atendimento terá acesso apenas ao formato on-line, por meio do site da instituição (https://defensoria.ac.def.br/).

Segundo a Assessoria de Comunicação, esta é a terceira vez, nos últimos dois meses, que ações como estas são identificadas no local.
De acordo com a defensora-geral, Simone Santiago, o atendimento à população fica prejudicado. “Não temos como atender até que haja a reposição dos fios e os aparelhos voltem a funcionar. É um prédio que exige a climatização e é inviável atender a população em condições insalubres”, disse.

A DPE/AC vai registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Problema também na Educação

As aulas desta quinta-feira, 10 e de sexta-feira 11, estão suspensas para uma turma de 25 alunos da Escola São José em Cruzeiro do Sul porque ladrões roubaram fios da unidade de ensino, afetando a iluminação e a refrigeração de uma sala de aula. A Escola de Ensino Fundamental São José tem 1.219 alunos.

Os fios foram roubados na madrugada de terça-feira, 8. A diretora da Escola São José, Rosa Mônica, conta que os fios de cobre do ar condicionado foram danificados.

“Os de cobre eles não conseguiram levar todos mas danificaram. Como está muito quente, não há como manter os alunos em sala de aula sem ar condicionado. Por isso suspendemos as aulas desta turma específica”, relata a diretora Rosa Mônica.

A gestora relata que Energisa solucionou problema da fiação de energia, mas a reposição do fio de cobre do ar-condicionado depende da secretaria de Estado de Educação. “A secretaria já foi acionada para fazer a manutenção e instalação” , cita ela afirmando que a Polícia investiga o caso.

Na semana passada um homem foi flagrado roubando fios da iluminação pública do portal que fica localizado no centro de Cruzeiro do Sul, próximo ao embarque das vans.

Compartilhar