O programa itenerante de atendimentos a autistas foi uma resposta ao pedido do deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que ainda em 30 de novembro de 2021 se reuniu com o presidente da Associação de Pais e Amigos do Autismo de Feijó (APAAF), Juvenil Nascimento, e com as diretoras da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Joice Soares e Jeane Rodrigues, para solicitar os atendimentos no interior do Acre.
Sensibilizado com o que ouviu de mães e pais de crianças com autismo, Gonzaga tomou a iniciativa de ajudar, uma vez que até então eles precisavam se deslocar até Rio Branco para procurarem tratamento para seus filhos.
Logo após a reunião na Sesacre, o deputado apresentou na Aleac uma indicação pedindo que o Estado promova um projeto de saúde itinerante nos municípios acreanos para diagnosticar e tratar pessoas com transtornos neurológico.
O atendimento oferecido pela Saúde Itinerante da Sesacre contou com a parceria da prefeitura de Feijó. Foram realizados atendimentos e fechamento de diagnósticos.
” Foi um ótimo atendimento prestado por toda equipe da Sesacre, desde os organizadores aos profissionais especializados nos atendimentos. A prefeitura deu suporte. A palavra é gratidão a toda equipe da Sesacre, a prefeitura e aos parlamentares deputado Luiz Gonzaga e a vereadora Terezinha”, disse Juvenil Nascimento, presidente da APAAF e pai de uma criança autista.