O eleitor Marcos Lopes publicou um vídeo nas redes sociais informando que passou por problemas durante o momento em que estaria votando neste domingo, 2 de outubro, na Escola Darci Vagas, na Estrada Dias Martins.
De acordo com o pastor, após confirmar os números para seu candidato federal e seguir para o estadual, a urna eletrônica teria travado e diante das tentativas, finalizou e confirmou seus votos para os demais pleitos.
“Votei para o deputado federal e no próximo voto que ia fazer, para o estadual, a urna travou e os mesários disseram para eu corrigir, mas travou geral. E de repente apareceu o nome ‘VOTOU’ e disseram que eu tinha completado, mas eu não terminei”, afirma.
Lopes declarou então que a máquina teria sido reiniciada e após conversa com o juiz da seção, foi repassado que nada poderia ser feito, pois os votos já teriam sido colhidos.
“Faltou para federal, senador, presidente e governador. Eu saí de casa para votar nos meus candidatos e não consegui. Perguntei para quem iria esses votos e disseram que iria ser todos nulos e eu não fui lá para isso. Não sei nem quem procurar para resolver isso porque fui impedido de fazer a minha cidadania”, disse.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) não informou se a urna teria sido uma das 4 que foram substituídas por possíveis erros. Ao todo, 11 foram trocadas em todo o estado, sendo as outras, 1 em Acrelândia, 1 em Plácido de Castro, 2 em Sena Madureira e 1 no Bujari.