Na capital, será travada a mãe de todas as batalhas, na disputa do governo ao senado

OS MUNICÍPIOS do interior são importantes para encorpar uma candidatura ao Senado ou ao Governo, mas é em Rio Branco que a eleição para senador e governador será decidida. É na capital que será travada a mãe de todas as batalhas, por ser o maior colégio eleitoral. Pela movimentação dos candidatos majoritários, estes já começam a concentrar suas campanhas por estas bandas. 

Quem acompanha as eleições sabe que, quem dita quem vai ganhar ou perder é o eleitorado da capital. Na reta final dos últimos 15 dias, independente de pesquisas, já dá para se notar qual é o candidato que caiu na simpatia popular e tem mais chance de ganhar. Fiquemos de olho a partir de agora, que é quando a eleição começa a ser decidida. O volume das campanhas é um indicador. A sorte está lançada. 

DEUS NOS ACUDA

TEM CANDIDATO que recebeu pouco ou nenhum recurso partidário, que está com uma campanha milionária na rua, e não terá como justificar os gastos na justiça eleitoral. Pode ganhar, e perder o mandato, se for acionado por um suplente. Este é um problema sério.

SEM TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

TODAS as pesquisas colocaram até aqui o Gladson Cameli liderando a corrida ao Palácio Rio Branco. Não é crível que todos os institutos de pesquisa se uniram para lhe beneficiar. Não é factível uma teoria da conspiração.

É OUTRA HISTÓRIA

SE está com os números de aceitação fora do esquadro real; se vai ganhar a eleição, o eleitor é quem vai dizer nas urnas. Mas que lidera a preferência, isso é verdade.

SENHOR ARTICULADOR

UM MÉRITO não se pode tirar do Rômulo Grandidier, o de ser o grande articulador de bastidores da campanha de reeleição do Gladson, e responsável por muitas das alianças firmadas. Isso é reconhecido no meio político.

PODEM PREPARAR AS TRALHAS

A FONTE do BLOG não poderia ser melhor. Ao final da eleição o PT vai expulsar os prefeitos Jerry Correia, Isaac Lima e Fernanda Hassem, por infidelidade partidária. Tratem de pedir para sair, porque este será o desfecho.

NENHUM APOIANDO

NENHUM desses três prefeitos do PT acima, está apoiando Jorge Viana (PT) para o governo e a Nazaré Araújo (PT) para o Senado. O único prefeito petista a manter a lealdade partidária foi o Bira Vasconcelos.

SABER SE RENDE VOTOS

A CAMPANHA do Minoru Kinpara (PSDB) a deputado federal está bem conduzida nas redes sociais. A saber se apenas este nicho será capaz de lhe garantir a vitória.

PRIVILEGIADO NOS RECURSOS

RECURSOS financeiros não vão faltar na reta final à candidatura do Roberto Duarte (REPUBLICANOS) a deputado federal, por apoiar a candidatura da Márcia Bittar (PL) ao Senado, e integrar o grupo do senador Márcio Bittar (União Brasil). Decisão da direção regional.

CAMPANHA REDONDA

QUEM está com uma campanha encorpada e redonda para deputado estadual, é o Eduardo Ribeiro (PSD).

BUSCANDO VOTOS NOS GROTÕES

A CANDIDATA a deputada federal Socorro Neri (PP) tem dois pontos ao seu favor: é uma mercadoria política conhecida na capital, por ter sido uma boa prefeita; e está de cabeça nos grotões dos municípios do interior.

CONVICÇÃO DE SEGUNDO TURNO

O CANDIDATO do PT ao governo, Jorge Viana, tem dito não ter dúvida alguma que a eleição para governador será decidida no segundo turno, por a oposição ter três candidaturas com boa densidade eleitoral no estado.

DOMÍNIO DE VÍDEO

SAIU-SE bem na sabatina de ontem do ac24horas, o candidato ao Senado, Alan Rick (União Brasil), por ter domínio de vídeo e não ter fugido dos temas debatidos.

SANDERSON MOURA

O ENTREVISTADO de hoje, ás 19.30 horas, no ac24horas, é o advogado Sanderson Moura (PSOL). Como advogado criminalista, Sanderson tem a fluência no falar e é preparado. É um candidato da esquerda em carreira solo.

IMPUGNAÇÃO DE PESQUISA

COM o aval do MDB, deu entrada ontem na justiça eleitoral com pedido de Liminar, uma petição que pede a impugnação da pesquisa do IPEC, divulgada na TV-ACRE; sob argumento de má elaboração no formato.

RESULTADO RÁPIDO

COMO se trata de pedido de Liminar, a justiça eleitoral pode se pronunciar ainda hoje se atende o pedido de impugnação e a retirada da referida pesquisa da mídia.

CABO-ELEITORAL DE PESO

O CANDIDATO a senador pelo PODEMOS, Ney Amorim, conseguiu um apoiador de peso; não só na sua base no Juruá, mas também, em outros municípios onde a sua candidatura à reeleição se consolidou. É o deputado Nicolau Junior (PP). Viraram casa e botão na campanha.

NÃO TEM ESTE PESO

REPITO sempre ser a maior balela achar que um prefeito pode alavancar a candidatura de um postulante a governador ou a senador. Podem arrumar o apoio dos cargos de confiança, mas nada que possa ser decisivo.

CANOA FURADA

INVESTIR em apoio de prefeito imaginando que este pode dar um mandato a alguém, e entrar num rio com uma canoa furada. Conheço poucos que transferem votos, um deles e o de Sena Madureira, Mazinho Serafim; que fez a mulher Meire Serafim a deputada estadual mais votada da última eleição.

DEU UMA LOBA

O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) caiu de corpo e alma na campanha do professor Camilo a prefeito de Plácido de Castro. Camilo deu uma loba no Petecão, e está apoiando a candidatura do governador Gladson Cameli.

DISPUTA NA RETA DE CHEGADA

NÃO DÁ para apontar ainda nenhum dos candidatos a senador, como sendo amplamente favorito. A diferença entre os melhores colocados não é extensa, e pode ser revertida quando o bicho pega, os últimos 15 dias. Vai levar quem tiver mais bala na agulha para disparar.

ENCORPAR A CAMPANHA

ACABOU o suplício da candidata ao Senado, deputada federal Vanda Milani (PROS). Com a chegada de recursos do Fundo Eleitoral, poderá encorpar mais a campanha.

ENTROU TARDE DEMAIS

A CANDIDATA Simone Tebet (MDB) foi a grande vencedora do primeiro debate presidencial. E isso refletiu no eleitorado, fazendo com que desse uma crescida na aceitação, na pesquisa do Data-Folha. O problema da sua candidatura é ter pouco tempo de campanha para quebrar a polarização Lula-Bolsonaro.

CLIMA DE ANIMOSIDADE

O CLIMA no MDB é de animosidade entre o candidato a deputado federal Raphael Bastos (MDB) e a cúpula partidária, por divergências na repartição do bolo do Fundo Eleitoral. Bastos se sente preterido.

PRESENÇA EM TODO ESTADO

UM coordenador de campanha de um importante partido, em conversa ontem, ressaltou que está impressionado com a estrutura de apoiadores de peso na campanha ao Senado da Márcia Bittar (PL). “Luiz Carlos, acho que ela está na disputa da vaga”, previu.

FRASE MARCANTE

“Todos os dias penteamos e arrumamos os cabelos. Por que não o coração”? Ditado chinês.

Compartilhar
Sair da versão mobile