Nesta segunda-feira, 2, iniciou o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o Brasil, que pretende realizar visitas aos 5.570 domicílios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.
No Acre, aproximadamente 680 recenseadores irão as 22 cidades do Estado, até o final de outubro. Divididos em equipe, 200 profissionais temporários serão responsáveis por fazer o trabalho de campo nesta primeira etapa.
A pesquisa é efeituada a cada dez anos, mediante a coleta de dados e informações, com perguntas sobre idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda saneamento básico, entre outras, para identificar como vivem os brasileiros e traçar um perfil socioeconômico do país.
Nesta edição, serão feitas ainda fotografias para detalhar a pluralidade e diversidade da população.
As informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e também para a realização de investimentos nas áreas de saneamento básico, inclusão social, meio ambiente, segurança, mobilidade urbana e outros temas.
O presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro entrevistado no Censo, como um tradição que faz parte da prática de incentivo a participação da população, além de destacar a importância em responder o questionário.