De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos.
Das 17 vagas de vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco, apenas duas (11,5%) são ocupadas por mulheres. Na Aleac, a realidade não destoa muito da capital, das 24 cadeiras parlamentares, apenas três mulheres são deputadas estaduais (12,5%).
Na Câmara dos Deputados, das 513 cadeiras, apenas 77 (15%) são ocupadas por deputadas. No Senado, somente 12 mulheres foram eleitas para as 81 vagas (14%). O Brasil ocupa a 140º posição no ranking de representação feminina no Parlamento.
Compreendendo a importância de discutir a ampliação de representatividade feminina na política acreana e brasileira, que vai culminar na consolidação de políticas públicas de gênero, a presidente da Comissão de Mulheres da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Lene Petecão, promove neste sábado, 16, o “Seminário Elas Podem: O Protagonismo das Mulheres na Política”.
O evento que vai contar com uma vasta participação lideranças políticas femininas, e será realizado no auditório do Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, a partir das 8h30, em Rio Branco
O foi pensado especificamente para que as mulheres possam verbalizar seus anseios e consolidar compromissos coletivos em prol de uma sociedade com mais respeito à vida e dignidade, tendo em vista que o Acre figura o primeiro lugar no ranking de feminicídios no Brasil, por anos consecutivos.