Médicos acusam governo de omissão na morte de crianças e revelam “caça às bruxas” para esconder negligência

O Sindicato dos Médicos no Estado do Acre (Sindmed-AC) emitiu uma nota de repúdio por meio de vídeo na tarde desta quarta-feira, 22, chamando as atitudes do governo do estado de politiqueiras e anti científicas que estariam sendo adotadas para tentar calar as mães das crianças falecidas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

O presidente da entidade, o médico Guilheme Pullici, diz que essas mães merecem respostas, pedido formal de desculpas e reparação do estado, além de punição dos gestores que deixaram de fornecer estrutura hospitalar necessária. “Não existe vacina contra o principal vírus causador da Srag, que compromete predominantemente as crianças de até 2 anos. Precisamos combater a fake news de que a falta de vacinação poderia ter causado a morte dessas crianças”.

Para o Sindmed, houve atitudes levianas dos gerentes de unidades de saúde, que, de acordo com o sindicato, iniciaram uma verdadeira caça às bruxas cobrando relatórios que tentam esconder os verdadeiros culpados: os governantes.

“Algo que ficou muito claro nessa tragédia foi o empenho e angústia dos médicos pediatras envolvidos nesses casos que infelizmente tiveram desfecho fatal. O Sindmed alertou sobre esses problemas. Nos reunimos com representantes da saúde e propusemos soluções para este caos anunciado na pediatria, mas os apelos foram ignorados”.

Os profissionais da saúde ainda afirmam que a abertura de novos leitos aconteceu de forma tardia e eleitoreira. “Falta medicamentos em todas as unidades, dificultando o tratamento dos pacientes. Essa negligência trará novas mortes”.

Por fim, a entidade garante que fará o início de paralisação das atividades médicas em Rio Branco a partir do dia 30 de junho, mas que irão fazer atendimento de crianças com doenças respiratórias nos postos de saúde da capital acreana. “Todo ato de protesto da classe médica é para buscar melhores condições de trabalho, concurso público e avanços no atendimento à saúde de todos os acreanos”, concluiu Pullici.

O ac24horas consultou a Secretaria Estadual de Saúde sobre o assunto que respondeu que não irá responder as acusações do presidente do Sindmed.

https://www.facebook.com/sindmedacre/videos/338707661785381

Compartilhar