Alunos de Marechal Thaumaturgo protestam contra a falta de transporte escolar

Um drama vivido por estudantes da rede de ensino do município de Marechal Thaumaturgo, no Alto Rio Juruá, foi encenado por eles, nesta sexta-feira, 3, em forma de apresentação teatral.

Os alunos protestam contra a falta de transporte escolar, que é feita em barcos, das casas deles até a Escola Elvira Ferreira Gomes, a única de ensino médio na cidade.

Com o problema, os pais precisam comprar combustível para levar os filhos até o colégio. O litro da gasolina custa R$ 10, 15, na região, para chegar até a unidade de ensino, são necessários 5 litros de gasolina, o que custa mais de R$ 50 por dia.

Com números nas camisas, os estudantes pedem Pix ao governador Gladson Cameli para adquirirem o produto. No vídeo, o aluno que encena ser o barqueiro, diz “tá aqui a canoa e tem motor. Só falta pagar para trazer os alunos para estudar e ter um bom estudo. Faz o Pix!”

As dificuldades estariam fazendo muitos desistirem dos estudos. Em uma faixa afixada na entrada da Escola, os alunos escreveram “Educação não tem preço. Sua falta tem um custo”.

A Assessoria de Comunicação da secretaria Estadual de Educação, disse que houve um problema no processo licitatório do transporte fluvial com relação à documentação, e as empresas não cumpriram outras exigências para a formalização dos contratos. A entidade afirmou ter aberto um novo credenciamento para o transporte terrestre, mas não explicou como e quando será solucionado.

Veja os vídeos:

play-sharp-fill
Compartilhar