Prazo para municípios preencherem informação sobre saneamento termina dia 30

O prazo para os municípios atualizarem os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em relação ao abastecimento de água, rede de esgoto, resíduos sólidos urbanos e águas pluviais, termina nesta segunda-feira, 30.

A ferramenta é fundamental para o planejamento do saneamento básico no país, tanto para a instância federal como também para estados e municípios.

As informações ajudam a orientar a aplicação de investimentos, a construção de estratégias de ação e o acompanhamento de programas e das atividades destes serviços fundamentais, que afetam diretamente a qualidade de vida da população.

Os municípios que não atualizarem os dados no sistema ficarão inadimplentes e terão bloqueados os acessos aos recursos federais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Acre, apenas Rio Branco, Bujari e Brasileia possuem serviço de esgotamento sanitário, mas no sistema do SNIS, em 2019, somente o município de Rio Branco apresentou dados da coleta de esgoto acompanhada de tratamento.

Para mais informações, basta acessar a página do SNIS, no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Compartilhar
Sair da versão mobile