Até as 9h desta segunda-feira (16) 68.190 contribuintes entregaram a Declaração do Imposto de Renda em todo o Estado do Acre, o que corresponde a 78,6% do esperado que é de 86.764 declarações até 31 de maio.
Na 2ª Região Fiscal, que além do Acre é composta pelos Estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 1.123.211 contribuintes cumpriram a obrigação Federal.
Os dados são da Receita Federal do Acre. O volume de declarações recebidas pelo órgão no Acre representa, em termos percentuais, o maior volume da Amazônia até agora.
A partir de 2022 a declaração permite indicar a chave PIX do tipo CPF para receber a restituição. O CPF deve ser do titular da declaração. Outra opção é indicar diretamente a conta bancária, mas a lista é limitada às instituições que fazem parte da rede arrecadadora de receitas federais.
A conta bancária informada na declaração deve ser do titular da declaração. Por isso, é muito importante preencher as informações corretamente e manter a conta bancária ativa. Para casos excepcionais, como quando o titular é falecido, menor de idade, incapaz ou saiu definitivamente do país, há procedimentos específicos.
Os dados da conta bancária são informados em Cálculo do Imposto (no Resumo da Declaração). Desde 2020, o número da conta pode ser selecionado a partir das informações prestadas na ficha de bens e direitos.