Os acreanos devem utilizar o saque extraordinário do FGTS, de R$ 1 mil, em 2022, para pagar contas em atraso. A opinião é do consultor Egídio Garó, da Federação do Comércio do Acre.
Segundo ele, qualquer situação que vem com liberação de um recurso extra, comumente, não é utilizado para consumo. “Tradicionalmente, as pessoas aproveitam quando têm excessivo, no caso o FGTS e metade do 13º do funcionalismo público, para colocar em dia suas pendências”, reflete. Garó acredita, ainda, que pouco deve ser utilizado para consumo. “E, normalmente, essas situações não refletem muito no comércio”, afirma.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, aproximadamente R$ 30 bilhões serão liberados a aproximadamente 42 milhões de trabalhadores no País. Nascidos em janeiro e fevereiro estão desde 20 de abril autorizados a fazer o saque, caso tenham direito. Os nascidos em março sacam a partir desta quarta-feira, 4 de maio.
A retirada é possível ser feita até o dia 15 de dezembro e, segundo o calendário do governo federal, é realizada pelo mês de nascimento. Qualquer pessoa com conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, pode sacar.
No caso do FGTS, não é necessária a solicitação; o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador na Caixa Tem. Caso o beneficiário não tenha uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica vai abrir uma conta no nome do trabalhador.
Os trabalhadores podem consultar o direito ao benefício por uma versão atualizada do aplicativo FGTS, pelo site da Caixa e nas agências. Na consulta pelo site do FGTS, é possível saber se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário; a data de crédito na Conta Poupança Social Digital; o valor a ser creditado; a data do crédito e informar que não quer receber o valor. Não há obrigatoriedade no saque.