A VINCI Airports, que assumiu a gestão dos aeroportos de Manaus, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco, Tabatinga, Tefé e Cruzeiro do Sul no início de 2022, acaba de criar as logomarcas para os 7 aeroportos como resultado de uma análise dos dados demográficos, sociais dos estados e dos símbolos culturais locais.
No caso dos aeroportos acreanos, a empresa buscou divulgar as raízes culturais e turísticas da região.
A nova logomarca do Aeroporto de Rio Branco destaca a extração da borracha como um dos elementos mais representativos do estado do Acre e os vincos que se formam nas seringueiras pela atividade tornaram-se o conceito gráfico da logomarca do aeroporto da capital acreana.
“Rio Branco, que foi desenvolvido tendo como ponto de partida os seringais, hoje reúne um rico patrimônio cultural de gastronomia, música e expressões culturais em torno da cultura da borracha. Diferentes tons de verde compõem o logotipo”, diz o press release da empresa sobre o lançamento.
Já para o Aeroporto de Cruzeiro do Sul, a marchetaria, que, juntamente com o símbolo de uma estrela, resultou na logomarca
“Recortes de madeira, com cores, formas e texturas, perfeitamente aplicadas, dão o tom da expressão artística que, cada vez mais, ganha os olhos do mundo, reforça a cultura local e representa uma nova oportunidade econômica para os jovens dos seringais”.
Karen Strougo, CEO da Aeroportos da Amazônia, comenta que a VINCI Airports acredita na sustentabilidade e no senso de lugar.
“Portanto, cada aeroporto deve apresentar as raízes e a identidade de sua cidade. Isso é tanto para a população quanto para os estrangeiros que visitam. A VINCI Airports usará os logotipos para promover cada destino em exposições, festivais e comunicações globais em todo o mundo”, disse.
Os logotipos, em alta resolução, estão disponíveis mediante solicitação ao grupo.
A operadora
A VINCI Airports é a principal operadora de aeroportos privados do mundo, administrando 53 aeroportos em 12 países da Europa, Ásia e Américas.