Nova espécie de aracnídeo é descoberta por aluno da Ufac

Uma nova espécie de Opilão, artrópode da classe dos aracnídeos, foi descoberta em 2021 pelo estudante de mestrado em Ciências Ambientais, do campus Floresta da Ufac, Marllus Rafael.

O gênero foi coletado e nomeada de ‘Protus marllusi’, em homenagem ao autor, e descrito pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em opilões, Adriano Brilhante Kury.

Um artigo sobre a descoberta foi publicado em setembro do ano passado no “Zoological Journal of the Linnean Society” periódico que divulga informativos sobre zoologia sistemática e evolutiva.

Marllus, que é graduado em Ciências Biológicas, contou que observa a fauna amazônica como passatempo, o que, aliado à sua formação, o faz ter um olhar mais aprofundado sobre a natureza.

“Aprendo muito com a observação da vida silvestre, anoto, fotografo e gravo. Além do hobby, minhas observações têm um cunho científico, publiquei sete artigos nos últimos três anos, pela simples curiosidade e prazer em observar a natureza”, disse.

Segundo especialistas, o opilão é descrito como um “primo distante das aranhas”, que não possuem veneno e é totalmente inofensivo.

Compartilhar