Uma nova espécie de Opilão, artrópode da classe dos aracnídeos, foi descoberta em 2021 pelo estudante de mestrado em Ciências Ambientais, do campus Floresta da Ufac, Marllus Rafael.
O gênero foi coletado e nomeada de ‘Protus marllusi’, em homenagem ao autor, e descrito pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em opilões, Adriano Brilhante Kury.
Um artigo sobre a descoberta foi publicado em setembro do ano passado no “Zoological Journal of the Linnean Society” periódico que divulga informativos sobre zoologia sistemática e evolutiva.
Marllus, que é graduado em Ciências Biológicas, contou que observa a fauna amazônica como passatempo, o que, aliado à sua formação, o faz ter um olhar mais aprofundado sobre a natureza.
“Aprendo muito com a observação da vida silvestre, anoto, fotografo e gravo. Além do hobby, minhas observações têm um cunho científico, publiquei sete artigos nos últimos três anos, pela simples curiosidade e prazer em observar a natureza”, disse.
Segundo especialistas, o opilão é descrito como um “primo distante das aranhas”, que não possuem veneno e é totalmente inofensivo.