Webnário reafirma prejuízo bilionário com estrada de Cruzeiro do Sul a Pucallpa

Ativistas e pesquisadores realizaram nesta segunda-feira (18) um webnário para lançamento oficial do estudo que prevê prejuízo de R$1 bilhão com a construção da estrada ligando Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru. Seriam prejuízos não somente econômicos mas ambientais e sociais.

O estudo foi elaborado pela Conservação Estratégica (CSF) utilizando metodologias reconhecidas.

Para o cacique Francisco Pyanko, estão tentando causar divisão entre as comunidades afetadas pela construção da Estrada Cruzeiro do Sul – Pucallpa. “Querem dividir entre os que são contra e a favor”, disse.

“Todos os estudos mostram que não é inviável. Tudo o que a gente tem agora é que isso vai causar um grande dano aos nossos povos e à nossa região”, completou Pyanko.

O diretor da ONG SOS Amazônia, Miguel Scarcello, disse que no lado brasileiro do pretenso projeto há um descaso do poder público, que sequer potencializa a atividade econômica já existente. “Com base no estudo temos mais elementos para continuar o enfrentamento”, disse.

Para ele, há um grande risco de a construção da estrada acontecer e até agora não há diálogo do governo com a sociedade sobre o tema.

Ana Luiza Melgaço, da Comissão Pró-Índio do Acre, ressaltou também a importância do estudo do CSF para os povos e organizações seguirem no enfrentamento à obra dessa estrada. “É importante continuar perguntando: desenvolvimento para quem?”.

Compartilhar