Indígenas de todas as etnias do Acre estiveram mobilizado em Rio Branco entre os dias 11 e 14 deste mês no 1º Acampamento Terra Livre Estado.
Nesta sexta-feira (15) foi publicada o Documento Final do ATL no Acre. Entre todas as questões abordadas -saúde, educação, demarcação territorial -os indígenas estão preocupados temas como a tentativa de redução da área da Reserva Extrativista Chico Mendes, uma proposta da deputada Mara Rocha, mas principalmente querem suspensão da proposta de se construir estrada entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa.
“Reivindicamos ações do governo brasileiro para a defesa das fronteiras e proteção da ameaça das estradas que estão sendo construídas no país vizinho e que afetará gravemente as terras indígenas, a floresta e o meio ambiente no Alto Juruá. Exigimos ações contra a estrada que está sendo construída para ligar o Rio Ucayali e o Rio Juruá (Nueva Itália – Puerto Breu) na fronteira, e a suspensão da proposta de construção da estrada entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, que está sendo promovida sem consulta, com risco de dano ao meio ambiente, grilagem, poluição dos rios, invasão dos nossos territórios e dos isolados”, diz o documento.