A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC), Rosana Nascimento, comunicou a todos os seus filiados, na última sexta-feira (8), que já entrou com a ação coletiva do piso nacional de salários contra o estado e contra o município de Rio Branco.
Rosana disse que o sindicato está coletando todos os documentos necessários para a individualização do processo e para preenchimento de ficha cadastral.
De acordo com ela, estão beneficiados professores da rede estadual e municipal de Rio Branco – sejam provisórios e efetivos – sendo necessário apenas comparecer à sede do Sinteac para levar o contracheque de janeiro e fevereiro de 2022.
Na terça-feira da semana passada (5/3), a categoria da educação estadual suspendeu greve que vinha sendo mantida desde fevereiro, mas Sinteac garantiu que, apesar disso, o movimento por demandas não atendidas pelo governo continuaria.
A sindicalista disse que outdoors e cartazes seriam expostos pela cidade, como maneira de pressão e cobrança pelas reivindicações que não foram acatadas pelo governo. “A população precisa ser lembrada de “quem são os inimigos da educação”, ela disse.
Nesta segunda-feira (11), os servidores da rede municipal de educação de Rio Branco voltaram a se reunir em Assembleia Deliberativa em frente à Prefeitura.