Valor cobrado para segunda via da carteira de identidade na OCA é discutido na Câmara

O vereador Raimundo Neném (PSB) levou a tribuna da Câmara de Rio Branco na sessão desta quinta-feira, 7, um assunto que mesmo sendo da esfera estadual, ecoou entre todos os vereadores. O parlamentar considerou um absurdo o valor cobrado pela 2ª via da carteira de identidade na OCA. O usuário que quer tirar uma nova via do documento desembolsa cerca de R$ 92.

Outra reclamação é em relação ao tempo de espera. “O povo não tem nem o que comer e pagar quase R$ 100 em uma carteira de identidade é um absurdo. Além disso, o tempo de espera é demais, as pessoas passam quase a manhã inteira para conseguir ser atendidas”, afirmou.

O assunto foi abordado por quase todos os parlamentares que concordaram que o valor cobrado é absurdo. “Não pode uma renovação de identidade custar mais do que uma cesta básica”, disse Samir Bestene (PP). Já o vereador Ismael Machado (PSDB) foi além, “esse valor é um absurdo, parece até que tem uma máfia ali”.

A voz discordante foi do presidente da Câmara, N. Lima (PP), que disse que o estado não deve abrir mão da cobrança e citou o exemplo de um próprio assessor. “O problema é que as pessoas não cuidam dos seus documentos. Eu contratei um assessor e quando pedi o documento estava todo rasgado e molhado. O governo não tem que pagar pelo pouco cuidado que as pessoas têm com seus documentos. O que concordo é que o número de profissionais realmente é pequeno, e as pessoas não podem esperar tanto tempo”, disse.

Vale lembrar que é cobrado apenas a segunda via, já que primeira identidade é gratuita.

Compartilhar
Sair da versão mobile