Rio Acre atinge 13,96 metros, se aproxima da cota de transbordamento, e começa a invadir bairros

Foto de Sérgio Vale

O bairro da Base, em Rio Branco, já começa a ser invadido pelas águas do Rio Acre, que nesta manhã de sexta-feira (25) atingiram o patamar de 13,96 metros, de acordo com a medição das 9 horas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

O aumento das últimas três horas foi de 8 centímetros e a cota de transbordamento, que é de 14 metros, está a apenas 4 centímetros. Além da Base, outros três bairros estão com água em ruas e quintais: Baixada da Habitasa, Seis de Agosto e Ayrton Senna.

Este ano, o Rio Acre passou da cota de alerta duas vezes, sendo que a anterior foi no dia 21 de fevereiro. A Defesa Civil Municipal segue em alerta, monitorando a situação e com abrigo montado para o caso de famílias ficarem desabrigadas.

Nesta manhã, o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, disse que o nível de subida do rio é rápido e previu que a cota de transbordamento fosse alcançada até o meio-dia.

“Infelizmente eu acredito que por volta de meio dia alcancemos a cota de transbordamento, já que o rio está subindo com muita força”, analisa

Ainda segundo o militar, as equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros já estão prontas para socorrer os primeiros desabrigados.

“Estamos à postos, prontos para prestar socorro assim que tivermos alguma família atingida pela água e que precise de auxílio ou remoção”, disse Falcão.

Por volta das 10h30 da manhã, o coordenador informou que já há famílias atingidas em Rio Branco, mas ainda não desabrigadas ou desalojadas.

Compartilhar
Sair da versão mobile