Em Tarauacá, rio baixa mais de 2 metros e famílias já voltaram para suas casas

Tão rápido quanto o movimento de subida e descida do nível do Rio Tarauacá foi o retorno das famílias que estavam no abrigo da prefeitura para suas casas.

De acordo com o boletim informativo divulgado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) não há mais desabrigados ou desalojados na cidade.

Segundo o sargento Monteiro, do Corpo de Bombeiros, a enchente em Tarauacá foi um repiquete, quando o rio sobe e baixa de nível muito rapidamente.

“Em um dia, o rio encheu quatro metros, mas à medida que ele enche de uma forma muito intensa, ele também baixa muito rapidamente. Em 24 horas, baixou quase dois metros”, disse.

Às 18 horas desta quarta-feira (23), o Rio Tarauacá marcou na cidade 10,75. Nesta quinta-feira (24), no mesmo horário, a medição da Defesa Civil anotou 9,30 metros – uma redução de 1,45 metros.

No total, 219 pessoas foram desabrigadas (114 adultos e 105 crianças) e 18 desalojadas pela enchente. Foram cerca de 3 mil famílias atingidas, o que corresponde a cerca de 12.000 pessoas.

Os esforços de atendimento à população atingida pela enchente no município de Tarauacá envolveram um contingente de 12 militares e 13 civis.

Compartilhar