Rio Acre sobe, mas não deverá transbordar, aponta previsão de Davi Friale

As chuvas intensas do último fim de semana fizeram o nível dos rios acreanos subir muito. Nesta quinta-feira (17), ao meio-dia, o rio Acre chegou a 12,28 metros em Rio Branco, pela última medição divulgada pela Coordenadoria de Defesa Civil Municipal.

De acordo com os dados da plataforma da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), às 16h45, o rio atingiu 12,74 na capital acreana. Esse dado, no entanto, costuma ser um pouco mais alto do que o registrado na régua, in loco.

De acordo com o pesquisador Davi Friale, do site O Tempo Aqui, em Rio Branco, o rio Acre, poderá passar da cota de alerta, que é de 13,5 metros, mas não deverá atingir a cota de transbordamento, que é de 14,0 metros.

Nas cidades de Brasiléia e Xapuri, o rio Acre atingiu a maior cota deste período chuvoso, até o momento, com 9,3 metros e 11,1 metros, respectivamente, mas começou a baixar lentamente nas últimas horas.

Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, após atingir 13,2 metros e transbordar mais uma vez, começou a estabilizar ainda acima da cota de inundação. Cerca de 500 famílias seguem nos abrigos mantidos pela prefeitura. Elas só voltam para casa quando o rio baixar da cota de alerta.

Compartilhar
Sair da versão mobile