Assim como afirma o próprio secretário municipal de Infraestrutura, está se tornando uma verdadeira novela a reforma da ponte de madeira sobre o Igarapé Judia, que interliga os bairros Canaã, Belo Jardim I e adjacentes em Rio Branco. Em cerca de três meses após ser inaugurada pelo prefeito Tião Bocalom, esta é a segunda vez que a estrutura cede e ameaça cair.
Desta vez, os moradores reclamam que o piso da ponte cedeu em dois lugares e a erosão provocada com o excesso de chuva e a cheia do igarapé, vem fazendo com que a ponte apresente ainda mais perigo. “Essa ponte já está virando uma novela”, disparou o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira. Segundo ele, o problema em torno da construção só deverá ser resolvido no próximo período do verão amazônico.
“Como já estamos falando há tempos, vamos construir, inclusive já disponibilizamos os recursos, uma ponte em concreto e aço. Essa vai ser a solução para esse local. Não uma ponte de madeira por onde passam carretas carregadas de pedras pesadas e não há condições de permanecer com essa ponte, ela já devia ter sido mudada há muito tempo”.
A ponte foi reformada e reinaugurada no final de dezembro de 2021 e vem sofrendo constantes avarias e ameaçando cair. Em janeiro, duas das vigas de sustentação cederam e foi preciso interromper o trânsito por duas semanas para uma nova reforma. Cerca de 20 dias depois, bastou que algumas carretas passassem a transitar para que a estrutura voltasse a ceder, e mais uma vez tornando o trânsito perigoso, já que a ponte ameaça desabar.
O secretário de Infraestrutura do município esteve no local fazendo avaliação e não falou em nova reforma. Segundo ele, a ponte não sofreu abalo lateral, e que com a chegada do verão, com a construção da nova ponte, o problema será solucionado em definitivo.