Transmissão da Covid-19 cai 9,4% no Acre, mas Fiocruz acha prematuro abandonar máscara

A incidência da pandemia de Covid-19 caiu 9,4% no Acre entre 20 de fevereiro e 5 de março. Sobretudo, a tendência da mortalidade por essa doença reduziu 11% no período, segundo o boletim do Observatório da Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (11) pela Fiocruz.

A taxa de casos ficou em 59% e a de óbitos em 0,9% naquele período. A Fiocruz considera que a taxa das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) na proporção de 1,9 caso para 100 mil habitantes ainda é alta.

A pandemia da Covid-19 já dura dois anos e ainda está evoluindo. Por isso deve manter-se como uma prioridade a coleta de dados epidemiológicos por idade e a análise das diferenças nos resultados de saúde entre as populações, incorporando também a perspectiva demográfica. Isso pode ajudar a combater a doença com mais eficiência e sucesso. O ponto de vista demográfico gradualmente ganhou atenção, à medida que dados mais detalhados se tornaram disponíveis, oferecendo base para intervenções mais adequadas.

Nesta segunda semana de março, o governo do Acre baixou a exigência do uso de máscara em locais abertos no Acre, mas a Fiocruz ressalta que essa é uma medida prematura. “Um estudo recente, utilizando um modelo de simulação com a população dos EUA, buscou avaliar a importância de manutenção do uso de máscaras faciais em ambientes fechados de acordo com diferentes níveis de cobertura de vacinação Covid-19 no país. Seus resultados revelaram que esta é uma medida de bom custo-efetividade e geralmente barata, uma vez que as máscaras faciais custam por pessoa/dia cerca de US$1,25. Em todos os cenários utilizados na modelagem, estimou-se que o custo de sua implementação se justifica frente aos efeitos que proporciona (redução da transmissão da doença, com menor número de casos, de absenteísmo no trabalho, redução das internações, por exemplo). Os autores concluem que deve ser mantido o uso de máscara facial por cerca de 2 a 10 semanas além da data em que seja alcançada a cobertura vacinal completa da população alvo (70 a 90%)”, diz a Fiocruz.

No período analisado pela Fiocruz, 1.299.855 doses da vacina contra Covid-19 tinham sido aplicadas. 12,6% da população estão imunizados com as três doses até agora.

Compartilhar
Sair da versão mobile