Cruzeiro do Sul vai manter Unidade Fluvial de Saúde no Rio Juruá Mirim

A Unidade Básica de Saúde Fluvial de Cruzeiro do Sul vai ficar na boca do Rio Juruá Mirim de maneira permanente, de inverno a verão. O objetivo segundo o prefeito Zequinha Lima é garantir atendimento de Atenção Básica aos moradores que tem dificuldade de se deslocar até a cidade.

A embarcação deverá permanecer na Boca do rio Juruá Mirim, uma vez que o manancial não é navegável o ano todo.

NA UBS fluvial são oferecidos atendimento médico e odontológico, visitas domiciliares, coleta de PCCU, teste do pezinho, puericultura, vacinas, testes rápidos e de covid, palestras educativas, dispensação de medicamentos, agendamentos laboratoriais, encaminhamentos e atendimentos de livre demanda.

“Esta é a terceira vez que subo o Rio Juruá Mirim com a equipe de saúde e vereadores. Desta vez viemos anunciar investimentos para a comunidade e que a UBS fluvial irá ficar de inverno a verão com médicos, vacina, técnico, microscopista e medicamento, e vamos subir os rios com nossa equipe para intensificar esses serviços”, disse o prefeito Zequinha.

UBS FLUVIAL

O atendimento de saúde às comunidades distantes e de difícil acesso tem sido uma prioridade da gestão, como forma de ampliar o acesso aos serviços de atenção básica aos moradores de áreas rurais e ribeirinhas. A UBS Fluvial tem sido uma estrutura importante para alcançar as famílias de moradores ao longo do Rio Juruá e seus afluentes, como o Juruá Mirim.

Somente em janeiro a UBS Fluvial realizou 158 atendimentos, enquanto no mês de fevereiro foram 199 atendimentos.

A embarcação dispõe de duas equipes. Uma delas é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, atendente de farmácia, cozinheira, marinheiro de máquina e marinheiro de convés. A outra conta com de técnico de enfermagem enfermeiro, atendente de farmácia, marinheiro de máquina e de convés. Cada equipe permanece 15 dias embarcada.

O médico e o dentista, passam 8 dias em atendimento à população, descansam uma semana na cidade e retornam novamente para atendimento.

Compartilhar
Sair da versão mobile