Rio Acre segue com nível abaixo da normalidade para o período

Com nível de 7,82 metros na manhã desta quarta-feira (26) na estação de monitoramento de Rio Branco e registrando elevação nos últimos dois dias, o Rio Acre continua com altura abaixo da normalidade para esse período do ano.

O último Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH), emitido no dia 21 de janeiro, previu que até o fim deste mês a tendência era de que o manancial permanecesse em estabilidade.

O boletim é produzido por uma parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Águas (ANA) para a gestão e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

No entanto, de acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal da capital acreana, ainda pode haver transbordamento nesta temporada de chuvas.

“O nível do rio está abaixo do esperado, mas pode sim haver transbordamento, pois ainda temos fevereiro e março de muitas chuvas”, considerou.

Já com relação à previsão de chuvas, o Boletim Hidrometeorológico do Acre, produzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), indica previsão de chuva com volume acumulado de 50 mm até 75 mm entre os dias 25 e 30 de janeiro.

Nas regionais do Juruá, Tarauacá- Envira e Baixo Acre, os índices acima representam volume de chuvas abaixo do esperado para a época.

Com 7,91 na manhã desta quarta-feira, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, também está com nível abaixo do esperado. Na variação dos últimos dois dias, houve elevação de nível.

As plataformas localizadas na Bacia do Rio Purus registraram elevação de nível no último boletim. Na Bacia dos Rios Tarauacá e Envira-Jurupari houve redução.

Compartilhar
Sair da versão mobile