Agência do Banco do Brasil é multada e poderá ser suspensa por não emitir senhas

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) atuou uma agência do Banco do Brasil em Rio Branco após denúncia de que a mesma não estava realizando emissão de senhas aos clientes.

Com a finalização dos trâmites da multa, o estabelecimento também poderá sofrer suspensão temporária da atividade, que pode variar pelo tempo de 1 a 30 dias, a ser julgado pelo órgão fiscalizador, no momento da constatação a proporcionalidade da infração, ao dano causado e a quantidade de pessoas atingidas.

O órgão identificou que a agência não estava, de fato, entregando senhas como determina a legislação.

A chefe da fiscalização do Procon, Camila Lima, explica que diante da constatação da irregularidade, foi lavrado um auto de infração para a aplicação de multa para o banco.

Os estabelecimentos bancários são obrigados a disponibilizar o atendimento controlado por senhas, bem como a instalação em suas agências de assentos, bebedouros e sanitários exclusivos, além de assentos nas filas destinadas às pessoas idosas, gestantes e portadores de necessidades especiais. O valor da multa ainda não foi quantificado, o banco tem o prazo de 10 dias para apresentar as alegações e o balanço patrimonial, para posteriormente ser quantificado o valor da multa”, destacou.

O prazo máximo é de 30 minutos para o atendimento a clientes e usuários nos caixas das agências, contados do momento em que aqueles entrarem na fila de atendimento.

Nos dias que antecedem e sucedem os feriados e dias de pagamento dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, o prazo máximo de espera para o atendimento será de 45 minutos. E para estabelecer o controle do prazo de atendimento, a agência deve fornecer senha ou qualquer outro instrumento que possibilite a identificação de data e horário de chegada e de atendimento final do usuário pelo estabelecimento.

Compartilhar
Sair da versão mobile