Parceria entre Cemaden e Cedec pretende avançar programa de pluviômetros no Acre

O Centro Nacional  de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) firmou acordo de cooperação técnica com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Acre (Cedec) Propiciar a atuação conjunta no âmbito do Projeto Pluviômetros nas Comunidades.

O acordo serve para instrumentalizar as comunidades que vivem em áreas de risco para a obtenção de dados pluviométricos acessíveis em tempo real, o que facilitará a mobilização da população e contribuirá para o trabalho das defesas civis federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal; e, consequentemente, diz o extrato publicado no Diário Oficial da União,  minimizará a quantidade de mortes e os danos materiais.

O Projeto Pluviômetros nas Comunidades visa introduzir a cultura da percepção do risco de desastres naturais, entre os moradores dessas áreas, incentivando seu engajamento e fortalecendo sua capacidade de enfrentamento dos eventos adversos. Equipes da comunidade local são especialmente treinadas para operar os equipamentos que têm a função de medir a quantidade de chuva, realizando sua captação e medição em determinados intervalos de tempo.

Considerando que os dados pluviométricos serão obtidos com maior rapidez na própria comunidade, os operadores locais poderão contatar as autoridades responsáveis e, mais rapidamente, receber orientações para se proteger em situações de risco iminente.

A participação da comunidade em situações de risco tem sido prática e eficaz para mitigar os efeitos de desastres naturais em todo o mundo. O projeto busca, ainda, promover ações de mobilização social envolvendo diversos segmentos, inclusive crianças, jovens e idosos. Ao participarem nas atividades de coleta, leitura e interpretação dos dados,  as pessoas adquirem maior percepção não somente dos riscos, mas dos fatores de proteção ao meio ambiente, tornando-se multiplicadores desse conhecimento em sua comunidade.

Compartilhar