Xapuri é a segunda cidade do Acre que mais utiliza consulta por telemedicina

A gestão municipal de Xapuri está comemorando os resultados da adoção da telemedicina em parceria com o hospital Albert Einstein e a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Atrás apenas de Rio Branco, o município de Xapuri garante que oferta mensalmente mais de 40 consultas por meio da modalidade de atendimento.

Dentre as especialidades, estão a psiquiatra, endocrinologista, neurologista, cardiologista, neuropediatra, além de várias outras. As consultas são sempre acompanhadas por um médico clínico geral local e o município já atendeu, inclusive, casos de emergência hospitalares por meio do sistema.

A parceria com a Sesacre já rendeu a execução de exames de alta complexidade como eletroencefalograma, tomografias, ressonâncias, eletroneuromiografias, dentre outros. Os pacientes que fazem acompanhamento demonstram muito contentamento pela acessibilidade, segundo a assessoria da prefeitura.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semusa), a prefeitura de Xapuri tem investido cada vez mais no aperfeiçoamento da infraestrutura para o atendimento por telemedicina, com seus médicos atuando em escala com o fim de aprimorar o sistema.

“Uma experiência excepcional, rápida e de qualidade, similar ao atendimento presencial, que tem ajudado muitas pessoas em Xapuri”, diz o secretário municipal de Saúde, Wagner Menezes.

O projeto é desenvolvido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil, redes do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A Unidade Básica de Saúde Tia Vicência funciona como Unidade de Referência do projeto em Xapuri, sendo o ambulatório de teleinterconsulta, ou seja, os pacientes são atendidos por meio de chamadas de vídeo em plataforma específica dentro da UBS, por um especialista do Hospital Albert Einstein.

Compartilhar
Sair da versão mobile