O cenário está aberto, diz Jenilson

“É um engano alguém pensar que a eleição para o governo está decidida”. A avaliação foi feita ontem ao BLOG DO CRICA pelo candidato a governador pelo PSB, deputado Jenilson Leite (foto), para quem muita coisa pode acontecer faltando mais de um ano para a disputa eleitoral. 

Para o parlamentar, a hora é de andar pelos municípios, conversar, falar sobre projetos e firmar parcerias. “É, o que estou fazendo”, enfatizou. Jenilson não tem feito esta pré-campanha apenas em cima do espaço da esquerda, mas estendendo a conversa também para outros setores. 

Jenilson terá como aliados certos na campanha o PT e PCdoB. O PSOL, outra sigla da esquerda, terá candidatura própria ao governo. 

Embora o PT ainda não tenha se pronunciado oficialmente, tudo indica no sentido de que o ex-senador Jorge Viana (PT) deverá estar na sua chapa como candidato ao Senado.

POLÍTICO OUSADO

ANALISANDO a candidatura do deputado Jenilson Leite (PSB) ao governo tem de se reconhecer que, é um político ousado. Teria uma reeleição tranquila. E, vai para a disputa num quadro renhido com fortes candidatos.

INVESTINDO NA POPULARIDADE

FALANDO EM OUSADIA, o prefeito Tião Bocalom tem na cabeça um projeto inovador, e que pode lhe render um alto índice de popularidade: montar uma frota municipal de ônibus elétricos, de baixo custo operacional, cobrando uma tarifa simbólica dos usuários do transporte coletivo.

FATO PONTUAL

ONTEM, aconteceu um fato pontual numa visita do senador Petecão (PSD) e do prefeito Tião Bocalom a uma rua em asfaltamento pela prefeitura. Uma senhora chegou e pediu o número do telefone do Bocalon. Este, perguntou por qual motivo. A senhorinha respondeu: “quando os trabalhos terminarem quero rezar um terço para o senhor aqui em casa e quero lhe avisar. O senhor foi o único que asfaltou esta rua”. Coisas do povo.

COMUNICAÇÃO ZERO

O PROBLEMA do prefeito Bocalon é que, com a comunicação zero (não culpo o assessor Ailton Oliveira), não adianta fazer obras, se isso não chegar ao conhecimento da população, numa campanha de mídia.

NOMES DOS BASTIDORES

DOIS nomes são muito comentados entre os assessores do Gladson, como preferência para ser o vice na sua chapa: Alysson Bestene e Socorro Neri. É unanimidade de que, ele não deve aceitar de novo ingerência política na escolha. Quando aceitou, o Gladson se deu mal.

CAMINHO NATURAL

O caminho natural para a ex-deputada federal Antonia Lúcia é disputar um novo mandato depois que perdeu o PL, no PSD. Conversas já aconteceram neste sentido no DF.

DISPUTA PESSOAL

A TAÇA de mais votado para deputado estadual no Juruá, deverá acontecer em cima de uma disputa entre os deputados Nicolau Junior (PP) e Antonia Sales (MDB). 

TOCANDO A CAMPANHA

A SENADORA Mailza Gomes (PP) não dá nenhuma mostra que deve desistir da intenção de conseguir um novo mandato; pelo contrário, intensificou as ações políticas.

CALEJADO DE VÁRIAS CAMPANHAS

QUEM anda colado na senadora Mailza Gomes (PP) em suas visitas lhe assessorando; é o jornalista Antônio Klemer, experiente, e calejado em campanhas políticas.

JOGO PARA PLATÉIA

PETISTAS no entorno do ex-senador Jorge Viana ainda insistem que ele poderá ser candidato ao governo. Vejo o JV jogando para a plateia quanto a disputar o Palácio Rio Branco. Deverá no final das contas ir para o Senado.

NADA A DECLARAR

O DEPUTADO Edvaldo Magalhães (PCdoB) diz que, em que pese ter sido aprovado as federações partidárias, não há que se falar ainda sobre o assunto, porque este tipo de aliança deverá passar pelo aval da direção nacional.

QUANDO O JOGO COMEÇA

O JOGO da sucessão estadual vai mesmo começar para valer a partir de abril, depois de se saber quem vai trocar de partido, na abertura para filiações, em março. E, quando já se terão novas pesquisas eleitorais.

POSIÇÕES CORRETAS

NESTE SENTIDO, o governador Gladson Cameli e o senador Sérgio Petecão (PSD), dois protagonistas na eleição para o governo, estão corretos em deixar as decisões de suas chapas para o início do próximo ano.

NÃO REAGE

NOVA pesquisa e o presidente Bolsonaro não reage. A mais nova pesquisa da Modalmais, apontou Lula com 36.9% contra 28.4% de Bolsonaro. E, Bolsonaro também não se saiu bem no confronto direto com os outros candidatos. Com gasolina, diesel, inflação, desemprego, preço do gás, cesta básica, tudo disparando nos preços, fica difícil uma reação.

ABRAÇO DOS AFOGADOS

ALÉM DOS deputados despejados das siglas nanicas, a eles devem se somar deputados cujos partidos não conseguirem até março formar chapas competitivas para a ALEAC. Tudo caminha para se ter um novo grande PEN, no PP, com um final previsto nada feliz. Será o abraço dos afogados.

TUDO EM FAMÍLIA

O DEPUTADO FEDERAL Jesus Sérgio (PDT) não esquece a família, naquela do meu pirão primeiro. Vai lançar o irmão Tom Sérgio (PDT) para deputado estadual.

CESÁRIO PAZ E AMOR

O PRESIDENTE do PT, Cesário Braga, tem dado declarações bem mais comedidas de que em tempos não muito distantes, quando era um radical extremistas nas suas falas e ações. Cesário mudou para melhor.

EMPAPUÇADO DE CAFÉ

O ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) continua sendo um grande piloto de café na casa alheia. Tem aproveitado os dias de folga do TJ, aos sábados e domingo, para visitas políticas, com vistas a sua candidatura de deputado estadual. “Continuo tomando muito café”, disse ontem ao BLOG.

MAS É A LÓGICA

NO ACRE, não se deve fazer previsão política antes das 24 horas, já dizia o saudoso ex-senador Jorge Kalume. Mas, com cinco candidato ao governo: Gladson Cameli (PP), Sérgio Petecão (PSD), Mara Rocha (será pelo PL), Jenilson Leite (PSB), Nilson Euclides (PSOL), a lógica é que devemos ter um segundo turno. Falo apenas em tese.

FRASE MARCANTE

“A felicidade do corpo consiste na saúde e a do espírito na sabedoria”. (Tales de Mileto).

Compartilhar
Sair da versão mobile