Prefeita Fernanda Hassem participa da reunião sobre Clima e Desenvolvimento

Nesta quarta-feira, 18, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT) participou, segundo nota de sua assessoria, de uma reunião por meio de videoconferência sobre clima e desenvolvimento com visões para o Brasil até o ano de 2030.

O encontro foi realizado em parceria com o Instituto Clima e Sociedade -ICS, Instituto Talanoa, Centro Clima de Estudo Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas – COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ.

O objetivo da videoconferência foi compartilhar conhecimentos e propostas visando cenários para o Brasil em 2030, aspectos de desenvolvimento do país, sejam eles políticos, sociais, ambientais ou econômicos, visando o futuro, discussões relacionadas à COP/26 que terá o tema de Sustentabilidade.

Essas instituições discutem e debatem melhorias sobre planeta, mudanças climáticas, desenvolvimento a tomar medidas rigorosas e imediatas para reduzir as emissões globais pela metade até 2030 e oferecer um mundo de carbono zero mais saudável e justo.

Em sua participação, Fernanda Hassem destacou a importância da Reserva Extrativista Chico Mendes para o Acre e para o Brasil.

“Estamos em uma região da Amazônia onde está situada a Resex Chico Mendes com quase 1 milhão de hectares. Somente em Brasiléia são quase 3 mil pessoas morando e que precisam de projetos maiores de desenvolvimento por parte do Governo Federal”, disse.

Hassem também disse que é preciso investimentos para que as pessoas possam ter melhores condições de vida sem destruir o meio ambiente.

“Temos áreas desestruturadas que precisam de investimentos altos, onde os seringueiros e extrativistas possam tirar sua alimentação e renda de forma sustentável. É preciso olhar para a economia e sustentabilidade, meio ambiente e turismo de base”.

A prefeita ainda ressaltou que a sua gestão está sempre presente, conhecendo de perto a realidade das comunidades extrativistas, levando investimentos como atendimento itinerante de saúde e assistência social e oferecendo melhorias de trafegabilidade e escoamento da produção, através da recuperação dos ramais.

“Buscamos todas as parcerias necessárias e agradecemos a todos que colaboram para que o extrativista tenha uma vida mais confortável e digna”, concluiu.

Michelle Ferreti, do Instituto Alziras, afirmou que o objetivo foi reunir diversas líderes do Brasil e um grupo responsável por discutir cenários para o Brasil em 2030, levando em conta o desenvolvimento e as mudanças climáticas e o resultado destas discussões será levado para a COP 26, que será realizada em novembro de 2021 na Escócia.

“Visando sempre economia e desenvolvimento sustentável, foi muito bom contar com a prefeita Fernanda Hassem trazendo a perspectiva da Amazônia e do Acre para esse debate, além do trabalho exemplar da gestora na sua cidade, contamos na reunião com outras lideranças importantes também” disse ela.

Participaram do evento virtual, Natalie Unterstell, presidente da Talanoa; e Emílio La Rovere, coordenador do Centro de Estudos sobre Meio Ambiente do Centro Clima da COPPE- UFRJ.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brasiléia.

Compartilhar