Inteligência artificial do Imazon prevê risco de desmate no Acre

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Microsoft e o Fundo Vale lançaram oficialmente a PrevisIA, uma plataforma que usará inteligência artificial para prever as áreas sob maior risco de desmatamento na Amazônia. E, com isso, fornecerá dados para que a destruição da floresta possa ser evitada.

A PrevisIA indica que todos os municípios do Acre tem pontos de risco alto ou muito alto para o desmate, sendo que alguns municípios apresentam percentual alto para essa tendência. Assis Brasil, por exemplo, tem 51% de seu território nessa condição, e Manoel Urbano, 60% -os piores nessa previsão.

O município de Marechal Thaumaturgo não sofre riscos mas as unidades de conservação e terras indígenas que estão em seu território, sim.

Aberta ao público e com fácil visualização de dados, a PrevisIA analisa diversas variáveis para indicar as áreas sob maior risco de desmatamento, entre elas estradas legais e ilegais, topografia, cobertura do solo, infraestrutura urbana e dados socioeconômicos. Para realizar essa análise, a ferramenta conta um algoritmo de IA e com um modelo de risco desenvolvidos pelo Imazon e com recursos avançados de nuvem de computadores do Microsoft Azure.

Além do mapa de calor, a plataforma indica a área total e o número de municípios, unidades de conservação, terras indígenas, territórios quilombolas e assentamentos rurais sob risco de desmatamento na Amazônia. A ferramenta também possibilita a análise por estado e fornece rankings de estados e municípios com maior probabilidade de terem áreas de floresta destruídas.

Informações que poderão ser usadas por órgãos públicos para o planejamento e a execução de ações preventivas, de combate e de controle do desmatamento. E para assegurar que os públicos que podem ser mais beneficiados pela PrevisIA possam utilizar a plataforma, o Imazon fará um trabalho de engajamento para explicar como essa tecnologia pode ser uma aliada na proteção da Amazônia.

Compartilhar
Sair da versão mobile