Um bicho-preguiça foi resgatado nesta quarta-feira (12) no quintal de uma casa em Xapuri. Segundo a comandante do 8º Batalhão do Corpo Bombeiros, tenente Marcela Sopchaki, o animal foi encontrado saudável e tinha um filhote agarrado ao seu corpo.
O resgate foi feito pelo cabo Roques, que usou técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, após o recebimento de um chamado feito pela moradora para o número 193. A mamãe-preguiça e sua cria foram devolvidos à natureza na sequência.
Os bichos-preguiça vivem na América do Sul e Central. Eles estão cada vez mais ameaçados pela perda de habitat causada principalmente pelos desmatamentos e por incêndios florestais, sendo uma das espécies mais suscetíveis a esses eventos.
O fato de apresentarem movimentos lentos contribui para que esses animais fiquem muito suscetíveis tanto à predação quanto às ações antrópicas. O filhote fica agarrado à mãe por cerca de seis meses, enquanto mama, depois disso é deixado e passa a viver sozinho.
Em casos de animais silvestres encontrados em casa, as pessoas devem acionar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), pelos números 190 e 193 para que o resgate adequado seja enviado para que a espécie seja devolvida à natureza.