Universidade Federal do Acre propõe expandir ao interior 30% da graduação até 2024

O Programa de Interiorização da Graduação é desenvolvido pela Universidade Federal do Acre desde a década de 1970. “Tem se constituído em importante investimento no sentido de estender as ações da Ufac aos municípios do interior do Estado, principalmente com a oferta de cursos de licenciatura que se voltam ao atendimento da rede pública de ensino, com formação e qualificação de professores”, disse Guida Aquino, reitora da Ufac, durante apresentação do programa a autoridades do Alto Acre.

A proposição do atual programa contém as diretrizes gerais que consubstanciam o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufac (2020-2024), particularmente no que se refere à meta de ampliação do acesso ao ensino superior, buscando expandir em 30% os cursos de graduação no interior.

As ações de interiorização da graduação mantidas pela Ufac na última década, com recursos próprios, resultaram na oferta dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, em Xapuri, e de Letras/Português, em Feijó.

Através da alocação de recursos oriundos de emenda parlamentar dos então deputados federais Henrique Afonso e Raimundo Angelim a Ufac também ofertou os cursos de História e Geografia em Sena Madureira, onde, a partir de 2021, ofertará uma turma de Pedagogia.

No ano de 2020, por iniciativa da deputada Federal Perpétua Almeida foram disponibilizados recursos de emenda parlamentar na ordem de R$ 3,2 milhões para a oferta de curso de Ciências Biológicas em Feijó e de Pedagogia em Marechal Thaumaturgo.

A Ufac está com edital de processo seletivo, via concurso vestibular, para preencher 50 vagas em cada um desses cursos, destinadas exclusivamente à comunidade. Na programação consta a realização de todas as etapas de seleção no decorrer do primeiro de semestre de 2021, com estimativa de início das atividades na vigência do segundo semestre.

Compartilhar
Sair da versão mobile