Na noite desta segunda-feira, 26, o fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, registrou o momento em que a lua atinge seu ponto máximo de aproximação com a Terra, num fenômeno que recebe o nome popular de “superlua”. Mas neste mês, é uma “superlua rosa”, como é chamada em certas tradições.
A lua estará em seu ponto mais próximo da terra por volta da 0h32 da terça-feira, no horário de Brasília, ou seja, às 22h32 aqui no Acre, segundo estimativa da Nasa. Essa é a primeira das duas “superluas” previstas para 2021.
A lua cheia de abril é chamada de ‘rosa’ por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no hemisfério Norte – no Sul, começou o outono. Mas isso não quer dizer que a lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor; é somente uma metáfora.
Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.
O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2021 isso só acontecerá duas vezes, nesta segunda-feira (26) e em 26 de maio, quando a lua estará ainda mais próxima de nós.