“O IMAC foi informado, o próprio André Hassem me ligou e disse que ia apoiar o transporte [da madeira e do trator apreendido] do ramal para Sena Madureira”, revela o major PM Kleison Albuquerque. As declarações são relacionadas ao misterioso sumiço de um trator apreendido em flagrante furtando madeira dentro de uma reserva legal em Sena Madureira.
Enquanto o estado do Acre se volta para o enfrentamento da Covid-19, as florestas estaduais e os planos de manejos privados estão sendo alvos de ações criminosas com invasão de terras e desmatamento ilegal. Como a reportagem do ac24horas apurou, o misterioso sumiço do trator de marca Valmet, de frente da Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, após apreensão pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) é apenas a ponte do iceberg de ações que podem levar a uma quadrilha que vem atuando em todo o estado com suposto apoio de servidores públicos.
Uma falha grave de gestão foi confirmada pelo Major PM Kleison Albuquerque, do BPA. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) não acompanha as infrações criminais na área de meio ambiente deflagradas pelo batalhão. “Eles nunca quiseram”, garantiu o Major.
Com relação ao sumiço do trator flagrado derrubando árvores dentro de um plano de manejo em reserva legal no ramal Cassirian, em Sena Madureira, o Major PM disse que o presidente do IMAC, André Hassem, sabia de toda operação. Para a reportagem, Hassem disse que o IMAC não tinha se envolvido na ação.
“O IMAC foi informado. O próprio André Assem me ligou nesse dia para dizer que ia apoiar o transporte do ramal para Sena Madureira”, acrescentou Kleison.
O mais grave revelado pelo coordenador do BPA é que a operação deveria ter sido acompanhada pela chefia do IMAC de Sena Madureira. “Cabia ao técnico do município ir até o local confeccionar os documentos de apreensão da madeira e do trator, na esfera administrativa” confirmou Kleison.
Em contato com a ex-diretora técnica do IMAC, a empresária Adelaide de Fátima confirmou que o chefe do escritório do instituto, Augusto Areal, foi informado por telefone sobre a operação. E que o mesmo falou todos os passos do trabalho feito pelo BPA até a chegada do trator e de quatro homens flagrados na derrubada ilegal, na Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira.
“Por volta das 10h30 do sábado, o Augusto Areal me informou do sucesso da operação e da chegada do trator e dos homens na Delegacia”, acrescentou Adelaide.
Nenhum procedimento administrativo foi aberto pelo IMAC. A reportagem não conseguiu falar com Augusto Areal que é o chefe do órgão em Sena Madureira.