Dos dez municípios alagados, nove apresentam sinais de vazante

Foto: Marcos Vicentti/Secom

Segundo relatório da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cepdec) dos dez municípios que apresentaram transbordamentos em decorrência dos rios, nove apresentam sinais de vazante. Os dados são deste domingo, 21, e, além da medição dos rios, traz a estimativa de famílias que estão sendo direta e indiretamente afetadas pelas enchentes.

Entre os mananciais que apresentaram vazante estão o Rio Acre, em Rio Branco, com 15,43m; o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, com 14,31 metros; Rio Tarauacá, no município de Tarauacá, 9,40 metros; Rio Envira, em Feijó 14,49 metros; e Rio Purus, em Santa Rosa, 6,84 metros; além dos rios dos municípios de Jordão, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, que não possuem medição por réguas, mas que também apresentaram sinal vazante. O único que se mantém subindo é o Rio Iaco, em Sena Madureira, medindo 18,05 m.

Com a estimativa de 130 mil pessoas atingidas pela alagação, o governador Gladson Cameli decretou estado de emergência na última terça-feira, 16, pedindo apoio do governo federal.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, já sinalizou apoio à população acreana, anunciando a vinda já nesta quarta-feira, 24, para verificar de perto a situação das enchentes.

Agência de Notícias do Acre

Compartilhar
Sair da versão mobile