O transbordamento do Rio Iaco que alcançou 17,10 metros nesta quarta-feira, 17, Sena Madureira, vem atingindo diversos pontos da cidade. Até o momento, a alagação atingiu bairros como Centro, Vitória, Segundo Distrito, Cafezal, Cidade Nova, Bom Sucesso, Vila Militar, Praia do Amarilho, São Felipe e Pista.
Em fotos enviadas pelo videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, o prédio da Câmara de Vereadores e empreendimentos privados já estão sendo atingidos pelas águas do manancial.
Segundo informações da Defesa Civil Municipal (DCM), não existe ainda um número exato de pessoas desabrigadas em Sena Madureira, mas estima-se que mais de 100 famílias já tenham deixado suas casas.
A comerciante Leuda Mendes de Almeida, proprietária da loja Empório da Moda, relatou em entrevista ao videomaker, Kennedy Santos, na tarde desta quarta-feira, 17, que já retirou os objetos da sua casa e loja.
“Desde ontem que o rio vem subindo muito, já esvaziei a minha casa e agora a minha empresa. A cheia do Rio já é maior que em 2012. As informações que temos é que vem muita água, e o certo é a gente sair antes da água chegar. Vi pessoas aqui que demoraram a tirar as coisas e acabaram perdendo muito de seus produtos”, afirmou.
O prefeito Mazinho Serafim (MDB) decretou na segunda-feira, 15, situação de emergência em decorrência do transbordamento do Rio Iaco que atinge diversas famílias. Os desabrigados foram instalados no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa e na Escola Messias Rodrigues. A prefeitura da cidade monta mais abrigos para atender a demanda.